top of page

Nossos projetos refletem nossa missão enquanto Organização da Sociedade Civil. Conheça um pouquinho de cada um deles, se engaje e faça parte dessa causa você também!

WhatsApp%20Image%202021-02-09%20at%2015.

SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS

Ofertado no Jardim São Camilo para 20 idosos em vulnerabilidade social.

Em outubro de 2020, iniciamos os atendimentos dos idosos por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Todas as atividades foram planejadas para contemplar processos de valorização e reconhecimento individual e em grupo, escuta qualificada, produção coletiva, exercícios de escolha, tomada de decisão dentro dos grupos, capacidade de responsabilização, diálogo para resolução de conflitos e divergências, aprendizado e exercício de um conjunto de habilidades emocionais, compartilhamento e engajamento nos processos resolutivos e restaurativos, aprendizado e ensino de forma igualitária, reconhecimento e nomeação das emoções nas situações vividas e de admiração da diferença.

WhatsApp Image 2020-09-28 at 18.10.47.jp

SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS

Ofertado no Jardim São Camilo para crianças de 07 a 12 anos e adolescentes de 13 a 15 anos.

Desde 2018, a Associação Almater realiza no território do Jardim São Camilo, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, atendendo 100 crianças e adolescentes entre 07 e 15 anos. Os atendimentos acontecem por meio de atividades de percurso e de convívio que visam estimular a convivência em grupo e desenvolver novas habilidades sociais nos beneficiários.

Em 2021, a proposta para a execução do serviço, acontecerá de modo mais autônomo. O novo percurso será organizado em três momentos: oficina de exploradores, oficina criativa e assembleias.

Através dessas oficinas, é possível estimular a imaginação, o conhecimento, a autoconfiança, tornando a criança e o adolescente participativos, acionando em cada um deles a alavanca do empoderamento e do protagonismo.

PROJETO DESPERTAR

Ofertado no Jardim São Camilo, para crianças de 07 à 12 anos.

Dentro deste Projeto, atendemos 50 crianças de 07 a 12 anos que participam de: oficina de formação de mini agentes socioambientais, atividades de cultura, oficinas de brincar, além de atendimentos psicológicos. As famílias das crianças atendidas pelo projeto também são amparadas com atendimento multidisciplinar com psicóloga, assistente social e orientação jurídica.

Além disso, está previsto ao longo do projeto um mapeamento no território do Jardim São Camilo, com o objetivo de traçar um perfil do bairro e das famílias das crianças e adolescentes moradoras do território, registrando suas histórias, seus anseios e desenhando um perfil comportamental, social e cultural da região, permitindo a criação de políticas mais alinhadas com a realidade local.

Por fim, também é ofertado uma formação para a rede de serviços e atendimentos do território do Jardim São Camilo. O objetivo da formação é mostrar que todos na comunidade são responsáveis por todas as crianças e adolescentes, devendo proteger, instruir e zelar por seu desenvolvimento pleno. A formação tem como bandeira principal a defesa e garantia de direitos.

A solidariedade é contagiosa. Contagie e se deixe contagiar...